Podcast Rio Bravo

Informações:

Synopsis

O Podcast Rio Bravo, no ar desde 2007, é uma entrevista semanal com CEOs, economistas, pensadores e empreendedores. Oferecemos a nossos clientes e subscribers discussões inteligentes sobre notícias, ideias, negócios e economia.A Rio Bravo trabalha para que seus clientes obtenham retornos consistentes de longo prazo em seus diversos investimentos.O Podcast Rio Bravo é produzido pelo jornalista Fabio Cardoso, e você pode ouvi-lo onde quiser: no SoundCloud, no iTunes, no Facebook da Rio Bravo e em http://www.podcastriobravo.com.br Conheça também o http://www.olharobliquo.com.br, nosso blog de economia

Episodes

  • Podcast 633 – Nelson de Souza: “O Desenvolve SP é o BNDES do estado de São Paulo”

    Podcast 633 – Nelson de Souza: “O Desenvolve SP é o BNDES do estado de São Paulo”

    19/02/2021 Duration: 25min

    A crise que se instalou no país desde que, infelizmente, a pandemia passou a fazer parte do nosso cotidiano tem, como componente mais dramático, a morte milhares de brasileiros e brasileiras. Afora isso, esse cenário tem se agravado com a crise econômica, consequência direta da pandemia, sobretudo para alguns setores decisivos para a vida econômica nacional. Nesse sentido, o papel desempenhado pelo Desenvolve SP tem chamado bastante atenção. Nas palavras de Nelson de Sousa, presidente da instituição e nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo, “o Desenvolve SP é o BNDES do estado de São Paulo”. Mas como é que esse banco tem agido no sentido de mitigar o impacto da pandemia ao longo dos últimos meses? Essa e outras perguntas são respondidas na entrevista que você ouve logo a seguir.

  • Podcast 632 – Luiz Adaime: Como os créditos de carbono podem trazer ganhos econômicos para o país

    Podcast 632 – Luiz Adaime: Como os créditos de carbono podem trazer ganhos econômicos para o país

    12/02/2021 Duration: 23min

    O impacto que as mudanças climáticas têm provocado no nosso cotidiano é um fato incontestável. Vale a pena observar, a propósito disso, que esse impacto também é sentido pelas empresas: as companhias têm mudado seu comportamento não apenas por conta de uma vantagem competitiva, mas também por conta da forte pressão que vem sendo exercida pela sociedade civil. E esse é um cenário propício para o mercado de créditos de carbono. Para falar de como esse tema faz parte de todo um contexto mais amplo no mundo dos negócios, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é Luiz Adaime, CEO da Moss, uma trading company de crédito de carbono. Nas palavras do executivo: "O Brasil tem metade das reservas de carbono do mundo. Se o Brasil certificar um bilhão e meio por ano, e tem todo esse potencial porque a demanda está explodindo globalmente, ao preço médio de 40 dólares, nós estamos falando de 60 bilhões de dólares (por ano) a mais para as exportações brasileiras --- isso representaria crescimento do PIB de 4%"

  • Podcast 631 – Eduardo Barella: Pacaembu: entre o passado e o futuro

    Podcast 631 – Eduardo Barella: Pacaembu: entre o passado e o futuro

    05/02/2021 Duration: 21min

    Ícone dos paulistanos e uma das referências da arquitetura brasileira, o estádio do Pacaembu está, desde janeiro do ano passado, sob nova direção. Atualmente, cabe à concessionária Allegra Pacaembu a administração do equipamento. No Podcast Rio Bravo de hoje, nosso convidado é Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, que fala conosco sobre os planos para a modernização do complexo esportivo e também sobre os desafios que tem enfrentado para alcançar esse objetivo. “O Pacaembu será uma plataforma de conteúdo e será um projeto sem precedentes no Brasil. Esse tipo de equipamento veio para ficar”, ressalta o entrevistado. Como negócio, Barella afirma: “À medida que tivermos mais projetos, será um filão a ser explorado não só pelos empreendedores, mas também pelos investidores financeiros”.

  • Podcast 630 – Fausto Godoy: As relações Brasil e China (para além da polêmica da vacina)

    Podcast 630 – Fausto Godoy: As relações Brasil e China (para além da polêmica da vacina)

    29/01/2021 Duration: 26min

    Uma das características que marcam o século XXI no âmbito das relações internacionais é o fato de que a China se tornou um dos principais parceiros estratégicos do Brasil. E as relações entre Brasil e China são tão importantes que ultrapassam a até mesmo recente polêmica em torno dos insumos da vacina. Esse episódio, aliás, chamou atenção pela reação contundente do governo chinês, numa escalada retórica pouco comum em se tratando da linguagem da diplomacia. Até que ponto esse ruído com a China pode provocar abalos na posição que o Brasil ocupa no momento? Para falar a respeito desse tema, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é o diplomata Fausto Martha Godoy, professor da ESPM.

  • Podcast 629 – Maria Hermínia Tavares: Trump, Bolsonaro e os riscos da desconfiança na democracia

    Podcast 629 – Maria Hermínia Tavares: Trump, Bolsonaro e os riscos da desconfiança na democracia

    22/01/2021 Duration: 22min

    O dia seis de janeiro de 2021 ficará marcado nos livros de história como a data em que algo se quebrou. A invasão do Capitólio em Washington, capital dos Estados Unidos, mereceu mais do que notas de repúdio. Na verdade, tem motivado reflexão e comentário de especialistas no sentido de interpretar o que aconteceu ali. Em um artigo recente publicado na “Folha de S.Paulo”, Maria Hermínia Tavares, professora titular de ciência política da Universidade de São Paulo, escreveu sobre o perigo de insuflar a desconfiança no mecanismo democrático. Neste episódio do Podcast Rio Bravo, Maria Hermínia Tavares fala a respeito desse tema e comenta as consequências da radicalização nos Estados Unidos e os paralelos possíveis com o Brasil. E ao comentar o clamor de impeachment, que ao longo da semana tem aparecido nos principais jornais do país, a entrevistada afirma: “o discurso do impeachment é legítimo, mas, neste momento, eu não creio que possa vingar”

  • Podcast 628 – William Deresiewicz: Precisamos falar sobre meritocracia

    Podcast 628 – William Deresiewicz: Precisamos falar sobre meritocracia

    15/01/2021 Duration: 17min

    A meritocracia funciona? Durante muito tempo, o argumento pró-meritocracia não apenas se estabeleceu como fundamento para as sociedades mais justas e democráticas, como, também, foi um dos princípios norteadores para que as pessoas buscassem se aprimorar, sobretudo no âmbito profissional, a fim de que alcançassem melhores condições de trabalho e reconhecimento pelo que realizaram. De uns anos para cá, no entanto, tem existido verdadeira preocupação com os limites da meritocracia. Afinal, será que determinados processos podem ser classificados como meritocráticos? Para falar a respeito do tema, nosso convidado de hoje é William Deresiewicz , autor do livro “Excelent Sheep: the miseducation of the american elite and the way to a meaninful life”. Deresiewicz é um dos críticos mais contundentes da meritocracia e na entrevista a seguir comenta como essa ideologia pode contaminar até mesmo o ambiente cultural e político em que vivemos. A entrevista está em inglês.

  • Podcast 627 – Ricardo Campos: A discreta (e investigativa) abordagem da Reach Capital

    Podcast 627 – Ricardo Campos: A discreta (e investigativa) abordagem da Reach Capital

    08/01/2021 Duration: 22min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Ricardo Campos, sócio-fundador da Reach Capital, cuja atuação é considerada discreta, segundo reportagem do jornal Valor Econômico. O que chama atenção na proposta da gestora, no entanto, é a sua abordagem investigativa, que busca conversar não apenas com o time de relações com investidores das empresas, mas, também, com membros do conselho fiscal e do conselho de administração. Além de comentar as características da estratégia da Reach Capital, Ricardo Campos também fala do desafio de encontrar empresas de gestão exitosa que ainda não foram "descobertas" pelos concorrentes. É o podcast que você ouve logo a seguir.

  • Podcast 626 – Arquimedes Costa: A madeira engenheirada e o amanhã da construção civil

    Podcast 626 – Arquimedes Costa: A madeira engenheirada e o amanhã da construção civil

    30/12/2020 Duration: 27min

    A madeira engenheirada, uma tecnologia construtiva pré-fabricada, tem se mostrado uma solução sustentável para a concepção de edifícios verdes. Nesta edição do Podcast Rio Bravo, além de comentar as características desse modelo (e de como o mercado tem se movimentado nessa direção), nosso convidado, Arquimedes Costa, fala sobre a importância de projetos com essa abordagem, algo que exige uma conscientização que vai além da pauta ambiental.

  • Podcast 625 – Zenon Lotufo: A influência da religião na saúde mental

    Podcast 625 – Zenon Lotufo: A influência da religião na saúde mental

    23/12/2020 Duration: 24min

    A religião tem papel determinante na vida dos brasileiros, e isso não é de hoje. Ainda assim, pouco se fala a respeito do impacto da religião junto à saúde em geral, e junto à saúde mental em particular. Em um ano marcado pelas tensões decorrentes da pandemia, essa relação clama por uma análise mais alentada. Para falar a respeito desse assunto, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é Zenon Lotufo Jr, doutor em psicologia da religião pela PUC-SP e professor no ambulatório de ansiedade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

  • Podcast 624 – Bacy Fleitlich-Bilyk e Fernanda do Valle: Um alerta sobre transtornos alimentares

    Podcast 624 – Bacy Fleitlich-Bilyk e Fernanda do Valle: Um alerta sobre transtornos alimentares

    18/12/2020 Duration: 26min

    O Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo não é exatamente muito conhecido pelas pessoas. Na verdade, é bastante provável que até bem pouco tempo atrás eram poucos aqueles que se davam conta de quão grave esse transtorno é. Afinal, o que caracteriza esse fenômeno e como é possível enfrentá-lo? No episódio de hoje do Podcast Rio Bravo, nossas convidadas vão falar a respeito do assunto. Eu recebo Bacy Fleitlich-Bilyk, médica, mestre e doutora pela Universidade de Londres e especialista em transtornos alimentares em crianças e adolescentes, e Fernanda do Valle, que teve a sua história e a de seu filho marcadas pelo distúrbio. Elas são coautoras do livro "Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo para pais e cuidadores", publicado pela editora AMS.

  • Podcast 623 – Malu Gaspar: A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo

    Podcast 623 – Malu Gaspar: A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo

    11/12/2020 Duration: 33min

    Para contar a história do Brasil nesta última década, é fundamental falar da Odebrecht. Isso tem a ver não apenas com o tamanho da companhia, e sua capacidade competitiva no Brasil e em outros países, mas, sobretudo, com a relação nem sempre lícita entre a empresa e a vida política no país. De fato, não são poucas as vezes em que essas histórias se cruzam. A saga da Odebrecht está agora narrada em “A Organização – a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo”, livro assinado por Malu Gaspar, que é nossa convidada de hoje no Podcast Rio Bravo. Na entrevista, além de falar a respeito do processo de apuração e do estilo da narrativa, a jornalista destaca como a relação entre Marcelo Odebrecht e Emílio Odebrecht foi determinante para o destino da companhia.

  • Podcast 622 – Marcos Ferrari: Telecom hoje é um bem essencial”

    Podcast 622 – Marcos Ferrari: "Telecom hoje é um bem essencial”

    04/12/2020 Duration: 16min

    O 5G transformará radicalmente a produtividade e a relação entre os setores da economia. Exemplos não faltam. Da possibilidade de viver em casas inteligentes às novas propostas da educação com realidade virtual. O tema está na ordem do dia, conforme o ouvinte terá a oportunidade de descobrir no episódio de hoje do Podcast Rio Bravo, que tem como convidado Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, que é o novo nome do Sinditelebrasil.

  • Podcast 621 – José Antônio Scodiero: A Baita e o processo de aceleração de startups

    Podcast 621 – José Antônio Scodiero: A Baita e o processo de aceleração de startups

    27/11/2020 Duration: 24min

    A Baita tem como objetivo acelerar startups de base tecnológica, com produtos, serviços ou modelos de negócios disruptivos. Numa época em que não faltam iniciativas com essa disposição, cabe a pergunta: quais são os ciclos de uma startup num processo que envolve uma aceleradora? Essa foi uma das questões que fiz a José Antônio Scodiero, sócio e fundador da Baita e nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo. Scodiero tem uma trajetória singular: já foi executivo de grandes empresas, mas nunca deixou de lado o espírito empreendedor, sempre buscando projetos inovadores. Entrevista gravada em 25 de novembro de 2020.

  • Podcast 620 – Ligia Fonseca Ferreira: Luiz Gama e a educação antirracista

    Podcast 620 – Ligia Fonseca Ferreira: Luiz Gama e a educação antirracista

    20/11/2020 Duration: 31min

    A trajetória de Luiz Gama se confunde com duas agendas inescapáveis na segunda metade do século XIX: o Abolicionismo e a República. Seja como jornalista, seja como ativista, Luiz Gama teve uma jornada singular, sempre se posicionando em relação a temas que são importantes até os nossos dias, como é o caso da educação antirracista. Para falar a respeito desse autor e da relevância de sua obra na atualidade, nossa convidada de hoje no Podcast Rio Bravo é Lígia Fonseca Ferreira, professora da UNIFESP, doutora pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama. Entrevista gravada em 14 de novembro de 2020.

  • Podcast 619 – Hussein Kalout: A eleição de Biden e o retorno dos EUA à agenda multilateral

    Podcast 619 – Hussein Kalout: A eleição de Biden e o retorno dos EUA à agenda multilateral

    13/11/2020 Duration: 33min

    As eleições norte-americanas de 2020 devem ser encaradas como um fenômeno histórico. Isso porque pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, dois modelos antagônicos de Estados Unidos foram apresentados aos eleitores, que, conforme se viu, tomaram sua decisão em favor do candidato do partido democrata. A vitória de Joe Biden, no entanto, não esconde que aquele país ainda está muito dividido. No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é o cientista político e pesquisador Hussein Kalout. Além de comentar as consequências do resultado da eleição no contexto da política doméstica dos Estados Unidos, nosso entrevistado fala, ainda, do provável impacto da vitória de Joe Biden para a conjuntura internacional. Entrevista gravada em 10 de novembro de 2020

  • Podcast 618 – Antonio Soares: A estratégia da Conductor e o avanço das operações digitais

    Podcast 618 – Antonio Soares: A estratégia da Conductor e o avanço das operações digitais

    06/11/2020 Duration: 18min

    A Conductor é a plataforma de software líder em emissão de cartões e de banking-as-a-service na América Latina. Com uma plataforma aberta, a Conductor viabiliza o acesso à tecnologia de ponta para as principais fintechs, bancos, varejistas e empresas de diferentes segmentos de toda a região, o que permite escalar programas inovadores de contas e cartões digitais. Atualmente, são mais de 85 milhões de contas sob responsabilidade da empresa, o que representa o processamento de mais de 20 bilhões de dólares em volume de pagamentos em toda a América Latina. Recentemente, a Conductor captou 150 milhões de dólares em uma rodada de investimentos, e este é um dos tópicos da conversa que tive com Antonio Soares, CEO da Conductor, para o Podcast Rio Bravo. Entrevista gravada em 05 de novembro de 2020.

  • Podcast 617 – Bruce Ackerman: A importância das constituições para a manutenção da democracia

    Podcast 617 – Bruce Ackerman: A importância das constituições para a manutenção da democracia

    30/10/2020 Duration: 25min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Bruce Ackerman, professor da Universidade de Yale, especialista em direito constitucional e escritor. O mote para a entrevista foi o resultado do plebiscito chileno no último domingo. Mas logo a alta voltagem da conversa fez com que a conjuntura política nos Estados Unidos e no Brasil entrasse na pauta. É o que o ouvinte tem a sua disposição logo a seguir, lembrando que a conversa está em inglês. Entrevista gravada em 29 de outubro de 2020

  • Podcast 616 – Manos Tsakiris: A política é visceral – e isso pode afetar a nossa saúde mental

    Podcast 616 – Manos Tsakiris: A política é visceral – e isso pode afetar a nossa saúde mental

    23/10/2020 Duration: 19min

    Manos Tsakiris é professor e pesquisador do Departamento de Psicologia em Royal Holloway, Universidade de Londres. Há algumas semanas, ele escreveu um ensaio para a revista Aeon no qual defende que a política é visceral. No texto, ele afirma que podemos até sonhar com uma política puramente racional, mas isso seria uma negação de nossa condição humana. Na entrevista que concede ao Podcast Rio Bravo desta semana, Manos Tsakiris fala das consequências para o que chama de estado de crise permanente que tanto afeta a nossa vida cotidiana. E, afinal, tenta responder à seguinte pergunta: nesse contexto, será que é possível mitigar os efeitos de crises constantes na esfera política e econômica? A conversa com o professor Manos Tsakiris está em inglês. Entrevista gravada em 21 de outubro de 2020

  • Podcast Pontes para a China: A experiência ClubMed e a estratégia pós-pandemia

    Podcast Pontes para a China: A experiência ClubMed e a estratégia pós-pandemia

    21/10/2020 Duration: 37min

    Como a indústria de hotelaria e de viagens tem se desenvolvido na Ásia, mais precisamente na China, e quais são os possíveis paralelos para com o mercado latino-americano, e mais especificamente com o brasileiro? Este é o mote da segunda edição do Podcast “Pontes para China”, que traz como entrevistados Xavier Dessaules, CEO do ClubMed na Ásia; e Janyck Daudet, CEO do ClubMed na América Latina. Os convidados falam a respeito do impacto da pandemia no turismo, e, claro, no ClubMed, destacando como tem se dado o processo de reabertura dos resorts, analisando o turismo pós pandemia. A entrevista, conduzida por Paulo Bilyk, CEO da Rio Bravo, está em inglês.

  • Podcast 615 – Fábio Alperowitch: A agenda ESG e a busca por um capitalismo consciente

    Podcast 615 – Fábio Alperowitch: A agenda ESG e a busca por um capitalismo consciente

    16/10/2020 Duration: 17min

    Fabio Alperowitch, o convidado de hoje no nosso Podcast, fala logo no começo da entrevista sobre a sua relação com alguns dos elementos que compõem a agenda do ESG. É que já na infância, por exemplo, ele desenvolveu o que chama de olhar ambiental. Mas neste episódio do Podcast Rio Bravo, mais do que falar dessa relação quase afetiva para com esses pontos, Fabio Alperowitch, um dos fundadores da Fama Investimentos, comenta como e por que esses critérios da agenda ESG (em inglês, Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa) têm se estabelecido de modo consistente para as empresas e para o mercado financeiro. Entrevista gravada em 9 de outubro de 2020

page 1 from 19