Podcast Rio Bravo

Try it Now Firm without compromise. Cancel whenever you want.

Synopsis

O Podcast Rio Bravo, no ar desde 2007, é uma entrevista semanal com CEOs, economistas, pensadores e empreendedores. Oferecemos a nossos clientes e subscribers discussões inteligentes sobre notícias, ideias, negócios e economia.A Rio Bravo trabalha para que seus clientes obtenham retornos consistentes de longo prazo em seus diversos investimentos.O Podcast Rio Bravo é produzido pelo jornalista Fabio Cardoso, e você pode ouvi-lo onde quiser: no SoundCloud, no iTunes, no Facebook da Rio Bravo e em http://www.podcastriobravo.com.br Conheça também o http://www.olharobliquo.com.br, nosso blog de economia

Episodes

  • Podcast 595 – Gilberto Morbach: Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa e o elogio da tolerância

    Podcast 595 – Gilberto Morbach: Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa e o elogio da tolerância

    29/05/2020 Duration: 29min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Gilberto Morbach, editor do "Estado da Arte". Ruy Barbosa e Joaquim Nabuco são dois dos principais personagens da história brasileira. Eles nasceram no mesmo ano e, embora possam ter discordado um do outro, sempre mantiveram uma altiva e ativa interlocução e um rico debate de ideias. A trajetória intelectual desses dois expoentes da política brasileira é o tema de nossa entrevista de hoje no Podcast Rio Bravo. Afinal, será que o exemplo desses gigantes pode servir de referência para o Brasil de hoje? Para Gilberto Morbach, a principal lição é a da tolerância no debate público.

  • Podcast 594 – Melissa Vogel: O comportamento do consumidor (e das mídias) em tempos de pandemia

    Podcast 594 – Melissa Vogel: O comportamento do consumidor (e das mídias) em tempos de pandemia

    22/05/2020 Duration: 16min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media. Se, por um lado, a pandemia e o isolamento social nos oferecem a possibilidade de reflexão profunda em relação às nossas escolhas, por outro, há espaço, também, para alguma reinvenção das empresas e dos negócios, sobretudo das companhias que estão relacionadas à produção de conteúdo, como emissoras de TV, portais de notícia, ou, ainda, da indústria do entretenimento. Na entrevista concedida ao nosso Podcast, Melissa Vogel comenta o impacto dessas transformações para esses negócios e ressalta o quanto dessa mudança já foi absorvida pelo público. “Existe, sim, um novo normal, que está sendo escrito e desenhado, e aos poucos nós vamos entender como é que isso vai entrar na vida das pessoas e das marcas”, observa a CEO da Kantar IBOPE Media. Entrevista gravada em 8 de maio de 2020.

  • Podcast 593 – Julian Stair: “Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas”

    Podcast 593 – Julian Stair: “Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas”

    15/05/2020 Duration: 18min

    Na segunda parte da entrevista concedida ao Podcast Rio Bravo, Julian Stair, um dos mais importantes ceramistas do Reino Unido na atualidade, fala de aspectos relativos ao seu trabalho, destacando a importância da criatividade, da rotina, assim como do seu olhar para as outras formas de expressão artística. Em outro momento do Podcast, Julian Stair comenta o papel da pesquisa acadêmica e da escrita para o desenvolvimento da sua obra. E, por fim, observa como a produção cultural pode ser transformada a partir deste marco, que é a pandemia do coronavírus. "Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas". A entrevista a seguir está em inglês.

  • Podcast 592 – Julian Stair: Uma forma de arte: a importância da cerâmica para a história da cultura

    Podcast 592 – Julian Stair: Uma forma de arte: a importância da cerâmica para a história da cultura

    08/05/2020 Duration: 28min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Julian Stair, um dos principais ceramistas do Reino Unido na atualidade. Seu trabalho é reconhecido não apenas por conta de sua produção artística, mas, também, pela sua atuação na academia – onde tem se mostrado um pesquisador e autor bastante dedicado em relação à história da cerâmica. Na entrevista que concede ao nosso Podcast, ele recupera a importância da cerâmica na história cultural da humanidade e destaca as principais características desse trabalho no contexto do modernismo. Ao falar sobre a relevância da cerâmica como expressão artística neste momento, Julian Stair observa o seguinte: “em resposta à presença maciça da cultura digital, o mundo da arte tem voltado suas atenções para a cultura material”. A entrevista está em inglês.

  • Podcast 591 – Luis Felli: “O agronegócio brasileiro é um dos mais competentes do mundo”

    Podcast 591 – Luis Felli: “O agronegócio brasileiro é um dos mais competentes do mundo”

    30/04/2020 Duration: 18min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Luis Felli, presidente da AGCO na América do Sul. Em meio à pandemia do coronavírus, muitos foram os segmentos da economia impactados direta e indiretamente por esse fenômeno. Com o setor do agronegócio não foi diferente. Todavia, algumas empresas têm se mostrado sólidas durante esse momento, como é o caso da AGCO, que é dona de importantes marcas de máquinas agrícolas. Na América do Sul, a companhia tem fábricas no Brasil e na Argentina, mas a comercialização de seus produtos vai além dessa região, alcançando a África e os Estados Unidos, por exemplo. Na entrevista, ao destacar a força do agronegócio, Luis Felli afirma "o Brasil é o país mais bem posicionado para atender a demanda por alimentos no mundo. E isso traz oportunidades para empresas que operam nesse setor de continuar a se desenvolver e a expandir seus negócios". Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

  • Podcast 590 – Alvaro Justen: O Brasil.IO e a defesa ao acesso aos dados públicos

    Podcast 590 – Alvaro Justen: O Brasil.IO e a defesa ao acesso aos dados públicos

    24/04/2020 Duration: 18min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Álvaro Justen, programador e fundador do Brasil.IO. Desde o início desta década, a Lei de Acesso à Informação tem permitido que todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público estejam disponíveis aos cidadãos. Ocorre que nem sempre isso acontece, em especial porque muitas vezes esse conteúdo está em formato pouco acessível, por exemplo. É nesse cenário que o trabalho do Brasil.IO tem se destacado neste momento, uma vez que tem servido de fonte não somente para jornalistas, como, também, para epidemiologistas no contexto da pandemia do coronavírus. Na entrevista, além de falar a respeito das características da plataforma, Álvaro Justen ressalta a importância do trabalho de voluntários para que o Brasil IO siga como referência confiável para a pesquisa de informações na internet.

  • Podcast 589 – Christopher Miller: Geopolítica, Rússia, China (e os limites do poderio tecnológico)

    Podcast 589 – Christopher Miller: Geopolítica, Rússia, China (e os limites do poderio tecnológico)

    17/04/2020 Duration: 17min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é o Christopher Miller, professor assistente de História Internacional na Fletcher School of Law and Diplomacy e co-diretor do programa Rússia e Eurasia na mesma instituição. Ele é autor do livro “Putinomics: Power and Money in Ressurgent Russia”. Na entrevista, Christopher Miller fala sobre a estratégia econômica de Vladimir Putin, essencial para que o mandatário esteja há 20 anos no poder. Na outra parte da conversa, nosso convidado comenta a capacidade tecnológica da China, ressaltando que existe um limite quando se trata de encontrar soluções tecnológicas para problemas de natureza política. A entrevista a seguir está em inglês.

  • Podcast 588 – Marcus Aguiar: Como a pesquisa científica pode mapear os sistemas complexos

    Podcast 588 – Marcus Aguiar: Como a pesquisa científica pode mapear os sistemas complexos

    09/04/2020 Duration: 17min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é o pesquisador Marcus Aguiar. Nas últimas semanas, o trabalho do New England Complex Systems Institute ganhou relevo no debate público mundial por ocasião da pandemia do novo coronavírus. A ação da Think Tank americana foi decisiva no processo de revisão de um estudo realizado pelo Imperial College quanto ao impacto de intervenções não-farmacêuticas para evitar o avanço do Covid-19. Para falar a respeito da atuação desse instituto de pesquisa, nosso convidado é Marcus Aguiar, professor da Unicamp e afiliado ao New England Complex Systems Institute. Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

  • Podcast 587 – Ricardo Anderáos: A estratégia da Oré e os negócios de impacto social

    Podcast 587 – Ricardo Anderáos: A estratégia da Oré e os negócios de impacto social

    03/04/2020 Duration: 21min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Ricardo Anderáos, sócio-fundador da Oré. A palavra “Oré” significa “nós” na língua Tupi. E o objetivo desta empresa é criar propósito compartilhado entre pessoas, empresas, organizações da sociedade civil e governos em prol de toda a sociedade. Na entrevista, além de falar como entrou em contato com os negócios de impacto social, Anderáos assinala que já existe uma geração que não quer trabalhar em organizações que não estejam comprometidas com uma causa. Nas palavras do entrevistado: “Hoje em dia, é muito difícil atrair e reter talentos em grandes organizações que não tenham ações consistentes. É preciso fazer algo real”.

  • Podcast 586 – Simon Kuestenmacher: Nós precisamos de uma solução global para enfrentar o coronavírus

    Podcast 586 – Simon Kuestenmacher: Nós precisamos de uma solução global para enfrentar o coronavírus

    27/03/2020 Duration: 19min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Simon Kuestenmacher, que é o diretor de pesquisa para o The Demographics Group, baseado em Melbourne, na Austrália. Ele também escreve para o jornal "The Australian" e tem um perfil bastante ativo no Twitter. Na entrevista, Kuestenmacher destaca a importância dos dados e das evidências para as projeções de tendências a médio e longo prazo. E ao falar especificamente sobre Covid-19, nosso convidado afirma que ações preventivas poderiam ter sido eficazes para evitar o avanço do vírus. Entrevista em inglês. Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

  • Podcast 585 – Jonas Madureira: “Equilíbrio e serenidade para não perdermos as esperanças”

    Podcast 585 – Jonas Madureira: “Equilíbrio e serenidade para não perdermos as esperanças”

    20/03/2020 Duration: 23min

    Num momento em que, como consequência da pandemia de coronavírus, as circunstâncias forçam medidas extremas de confinamento e quando o cenário se apresenta mais dramático do que se imaginava há poucas semanas, talvez seja a hora para uma reflexão sobre a importância da fé e da coragem para enfrentar a desesperança e o medo que afligem a tantas pessoas ao mesmo tempo. Para falar sobre esse tema, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é o teólogo Jonas Madureira, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

  • Podcast 584 – Moises Naim: O fim do poder (como conhecemos)

    Podcast 584 – Moises Naim: O fim do poder (como conhecemos)

    13/03/2020 Duration: 16min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o escritor Moisés Naím, um dos autores mais lidos da atualidade e membro do Carnegie Endowment. No início desta década, Naim publicou o livro “O fim do poder”, obra que aborda como os novos e múltiplos poderes estão mudando os modelos tradicionais na política, nos negócios e na mídia. Desde o lançamento do livro, uma série de acontecimentos tem, de um lado, apontado para a aceleração da transitoriedade do poder e, de outro, marcado a ascensão de novas lideranças, para além da política tradicional e das empresas. Na conversa, o escritor comenta as consequências dessas transformações num ambiente que se mostra cada vez mais hostil e complexo. Ao falar do papel dos líderes no caso do coronavírus, Moisés Naím afirma: “É um assunto que envolve ciência, e é melhor que médicos, estatísticos e epidemiologistas cuidem disso; e os políticos devem apoiar os cientistas nisso”. A entrevista está em inglês.

  • Podcast 583 – Raquel Arnaud: Um teto todo seu: a nova sede do Instituto de Arte Contemporânea

    Podcast 583 – Raquel Arnaud: Um teto todo seu: a nova sede do Instituto de Arte Contemporânea

    06/03/2020 Duration: 19min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nossa convidada é Raquel Arnaud, marchand e fundadora do Instituto de Arte Contemporânea (IAC). Na entrevista, Raquel conta em detalhes a relação da sua trajetória com a do instituto, que acaba de ganhar uma nova sede, situada nas imediações da avenida paulista. O espaço será não apenas um local de exposição, mas, também, o guardião de um rico acervo, que conta com 42 mil documentos organizados, catalogados e digitalizados de mais de uma dezena de artistas. De acordo com a entrevistada, “pessoas de fora do Brasil vêm fazer pesquisa dos artistas que fazem parte do nosso catálogo”. A exposição “Luzes da Memória” marcará a abertura da nova sede do Instituto de Arte Contemporânea ao público geral a partir do dia 14 de março. Entrevista gravada em 4 de março de 2020.

  • Podcast 582 – Alexandre Brandão: “A inovação traz acesso para a geração de energia”

    Podcast 582 – Alexandre Brandão: “A inovação traz acesso para a geração de energia”

    28/02/2020 Duration: 19min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Alexandre Brandão, o CEO da Alexandria, empresa que tem buscado desenvolver novas maneiras de interagir com o mercado de energia. Seja com soluções para universidades, seja com projetos na região Nordeste do país, a Alexandria tem se estabelecido com a visão de agregar inovação a um segmento que, ao menos em tese, parece pouco volátil às transformações recentes da tecnologia. Na entrevista a seguir, além de apresentar as características da empresa, o executivo destaca a importância da sustentabilidade ambiental e financeira para este modelo de negócio. Nas palavras do entrevistado: “Nós entendemos que o ponto de vista tecnológico de gestão de energia deve revolucionar o mercado”. Entrevista gravada em 18 de fevereiro de 2020.

  • Podcast 581 – Marcelo Issa: Em defesa da transparência partidária

    Podcast 581 – Marcelo Issa: Em defesa da transparência partidária

    21/02/2020 Duration: 22min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é o cientista político Marcelo Issa, do Movimento Transparência Partidária. Fundado em 2016, o Transparência Partidária entende que, para mudar a política, é preciso mudar os partidos. Tanto é assim que o movimento se estabeleceu como Think Tank, defendendo publicamente os seguintes pontos: melhorar a governança, renovar as lideranças, oxigenar o sistema e promover a integridade. Na entrevista, além de destacar as linhas de atuação do movimento, Marcelo Issa comenta a necessidade da abertura das contas dos partidos. Nas palavras do entrevistado: “É preciso deixar claro que, quando se trata da transparência da contabilidade eleitoral, o Brasil é referência. No entanto, precisamos avançar muito ainda no que se refere à transparência das contas partidárias”. Entrevista gravada em 10 de fevereiro de 2020.

  • Podcast 580 – Guilherme Marcondes: A história do Caminho do Peabiru

    Podcast 580 – Guilherme Marcondes: A história do Caminho do Peabiru

    14/02/2020 Duration: 20min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Guilherme Marcondes, arquiteto de formação e idealizador do projeto “O Mármore e a Murta”. A partir de uma abordagem multidisciplinar, “O Mármore e a Murta” está relacionado à história do Caminho do Peabiru, uma via de comunicação pré-colonial entre povos indígenas ligando a América do Sul do Atlântico ao Pacífico. Na entrevista, Marcondes fala sobre as características do projeto, destacando as dificuldades e as principais descobertas, além de comentar a participação dos seguidores nas mídias sociais. Em determinado momento da entrevista, ao comentar os estragos das chuvas nas capitais brasileiras neste verão, Guilherme Marcondes observa: “Os índios tinham uma noção muito boa do tamanho máximo das cidades, e tudo isso faz parte de um conhecimento de milhares de anos desse território”. Entrevista gravada em 11 de fevereiro de 2020.

  • Podcast 579 – Tara O’Connor: Quem tem medo do continente africano?

    Podcast 579 – Tara O’Connor: Quem tem medo do continente africano?

    07/02/2020 Duration: 25min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, nossa convidada é Tara O’Connor, fundadora e diretora executiva da Africa Risk Consulting, empresa que oferece análise de risco para companhias que têm interesse em estabelecer operações no continente africano. Na entrevista, a executiva fala do trabalho da consultoria e também observa as características dos países daquela região, que, se por um lado, ainda enfrentam problemas relacionados à corrupção, por outro, apresentam oportunidades de investimento e, num mundo polarizado como este que vivemos, pode ter algo a nos mostrar em termos de compromisso com a democracia. Nas palavras de Tara O’Connor: “A respeito do continente africano, eu gostaria que as pessoas não pensassem naquela imagem triste da pobreza; mas pensassem em economias liberais e num compromisso mais amplo com a democracia”.

  • Podcast 578 – Caio Mesquita e Felipe Miranda: “O mercado financeiro é apolítico”

    Podcast 578 – Caio Mesquita e Felipe Miranda: “O mercado financeiro é apolítico”

    31/01/2020 Duration: 33min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Caio Mesquita e Felipe Miranda, respectivamente o CEO e o estrategista-chefe da Empiricus. Na pauta, o momento do mercado financeiro e a trajetória recente da empresa, que, nos últimos anos, ficou conhecida não somente pelo crescimento explosivo, mas, também, por uma abordagem agressiva nas redes sociais. Quando questionado a respeito da postura da Empiricus daqui para frente, Caio Mesquita afirma: “Nós deixamos a agressividade juvenil para anos anteriores e isso já não faz mais parte do nosso dia-a-dia, mas nós não queremos perder o nosso DNA, de uma empresa de opinião – esse aspecto deve permanecer”. Em outro momento da entrevista, Felipe Miranda falou a respeito das críticas que o mercado financeiro recebe de insensibilidade quanto ao momento social do país: “O mercado financeiro é aético e apolítico, mas a questão da desigualdade começa a entrar na pauta agora”. Entrevista gravada em 29 de janeiro de 2020.

  • Podcast 577 - Alexandre Schneider: “O atual governo tem posição ideológica na educação”

    Podcast 577 - Alexandre Schneider: “O atual governo tem posição ideológica na educação”

    24/01/2020 Duration: 22min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Alexandre Schneider, ex-secretário de Educação de São Paulo e atualmente pesquisador e professor adjunto da Universidade de Columbia, em Nova York. Parece consenso entre os especialistas que a educação é uma das áreas mais frágeis na administração Bolsonaro. Na entrevista concedida ao Podcast Rio Bravo, Schneider fala dos problemas da educação brasileira e aponta quais deveriam ser as ações do Ministério da Educação. “Existe uma agenda grande e poderosa que o MEC poderia adotar para melhorar a educação no Brasil e garantir que nossas crianças e jovens possam construir o seu próprio futuro. Infelizmente, o MEC tem se dedicado a discutir ideologia, atacar a escola pública e atacar a universidade. Além de não resolver o problema, isso atrapalha quem quer fazer melhor o seu trabalho”, comenta o entrevistado. Entrevista gravada em 19 de janeiro de 2020.

  • Podcast 576 – Antonio Carlos Secchin: Os 100 de João Cabral de Melo Neto

    Podcast 576 – Antonio Carlos Secchin: Os 100 de João Cabral de Melo Neto

    17/01/2020 Duration: 17min

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Antonio Carlos Secchin, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Neste mês de janeiro, o calendário cultural do país tem mais um motivo para celebração. Há 100 anos nascia o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, um dos principais nomes da literatura brasileira do século 20. Na entrevista, Secchin, que há quarenta anos investiga a obra do poeta pernambucano, observa que a literatura de João Cabral se destaca exatamente porque vai além do tempo do seu autor. Nas palavras de Secchin: “para fazer algo que vá além do seu tempo, o poeta tem de deixar isso marcado pela construção literária, e não pelo conteúdo. É por isso que a poesia de João Cabral permanece”.

page 1 from 18