Política

Try it Now Firm without compromise. Cancel whenever you want.

Synopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodes

  • Bolsonaro incorporou a arte do encantador de serpentes

    'Bolsonaro incorporou a arte do encantador de serpentes'

    03/06/2020 Duration: 06min

    O procurador-geral da República, Augusto Aras, virou a própria serpente, comenta Wálter Maierovitch. O presidente demonstra desrespeito, dessa forma, à nossa Corte maior, segundo o comentarista. Ouça a análise completa.

  • Forças Armadas no mundo todo veem momento de sublevação social com solidariedade

    Forças Armadas no mundo todo veem momento de sublevação social com solidariedade

    03/06/2020 Duration: 14min

    Maria Cristina Fernandes comenta, nesta quarta, declaração polêmica do PGR Augusto Aras sobre o artigo 142 da Constituição, feita no programa do apresentador Pedro Bial. 'Ele teve que voltar atrás (em nota divulgada ontem) depois de se dizer favorável ao artigo, que trata da intervenção das Forças Armadas. Aras advogou no caso de extrapolação de um poder pelo outro. (...) Mas, para quem acha que estamos no pré-1964, vale e pena olhar para os lados'.

  • Bolsonaro e apoiadores tentam criar ambiente propício a um golpe

    Bolsonaro e apoiadores tentam criar 'ambiente propício a um golpe'

    03/06/2020 Duration: 07min

    Para Merval Pereira, presidente tenta abalar estabilidade institucional ao apelar às Forças Armadas e comparecer a manifestações antidemocráticas. Merval avalia, ainda, que tese de intervenção militar constitucional é 'absurda'. Para ele, sociedade tem começado a se mover para impedir um avanço do autoritarismo. 'Apoio ao governo é minoritário', afirma.

  • Para fugir de impeachment, Witzel demite secretário pivô de briga com a Alerj

    Para fugir de impeachment, Witzel demite secretário pivô de briga com a Alerj

    03/06/2020 Duration: 08min

    Berenice Seara explica que Lucas Tristão, que estava na pasta de Desenvolvimento Econômico, vinha causando problemas para o governo há mais de um ano e foi citado em investigação do MPF sobre fraudes na Saúde. A comentarista diz que a decisão representa uma 'bandeira branca' na relação entre os Poderes, já que a Assembleia tem nas mãos dez pedidos de impeachment contra o governador. 'O clima hoje é pró-impeachment'.

  • Pauta clara dos protestos nos EUA dá fôlego para que eles sigam por mais tempo

    'Pauta clara dos protestos nos EUA dá fôlego para que eles sigam por mais tempo'

    03/06/2020 Duration: 08min

    As palavras de ordem são contra o racismo estrutural e a violência policial, que persistem há anos na sociedade americana. Outros problemas mais recentes, como a pandemia e o desemprego, por enquanto, estão em segundo plano. Comum na América Latina, o famoso panelaço foi realizado em Washington - em dia de manifestações mais pacíficas.

  • Manifestação cresceu em Washington após dia de repressão

    Manifestação cresceu em Washington após dia de repressão

    03/06/2020 Duration: 12min

    Joe Biden acusa Donald Trump de incentivar o ódio nos Estados Unidos

  • Quem viu na negativa de Celso de Mello um recuo está muito enganado

    'Quem viu na negativa de Celso de Mello um recuo está muito enganado'

    02/06/2020 Duration: 07min

    Maria Cristina Fernandes comenta a negativa do ministro do STF, Celso de Mello, de apreensão do celular do presidente da República. 'Quem viu nesta negativa um recuo está muito enganado. Não teve nada de recuo. Nos despachos sobre o caso, ele referendou que o titular de uma ação como esta tem que ser o PGR. Ou seja, não caberia a ele continuar a ação.' Mas o decano foi além, segundo a analista, nos sinais que deixou claros. Confira os argumentos no comentário.

  • Estamos entrando numa fase perigosa

    'Estamos entrando numa fase perigosa'

    02/06/2020 Duration: 06min

    Merval comenta a participação de torcidas organizadas em protestos. Ele avalia que, por ser um fenômeno novo, tem que ser melhor compreendido. Merval afirma destaca que, geralmente, as torcidas são muito violentas, perigosas e até usadas por governos autoritários. 'É saudável, mas houve embates. Não pode é acabar em confronto'. Analista destaca os manifestos de juristas, promotores, intelectuais e advogados, no final de semana, todos defendendo a democracia. 'Mesmo no meio de uma pandemia, a gente vê que o sentimento geral é o mesmo'.

  • Além da pandemia, Brasil sofre com outro problema: a ameaça à democracia

    Além da pandemia, Brasil sofre com outro problema: a ameaça à democracia

    01/06/2020 Duration: 10min

    Maria Cristina Fernandes aponta que ato pró-governo em SP exibiu símbolo da supremacia branca, e acampamento contra o STF em Brasília carrega símbolos neonazistas e da Ku Klux Klan. Ouça a análise.

  • Com doação de hidroxicloroquina, EUA tratam Brasil como nação de quinta categoria

    'Com doação de hidroxicloroquina, EUA tratam Brasil como nação de quinta categoria'

    01/06/2020 Duration: 09min

    O governo dos EUA anunciou envio de 2 milhões de doses, mas medicamento não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde para o tratamento de Covid-19. Enquanto o Brasil mostra descontrole no combate à pandemia, imprensa internacional responsabiliza pessoalmente o presidente Jair Bolsonaro pelo cenário.

  • Avanços de Bolsonaro sobre Supremo e PGR já estão incomodando a sociedade

    'Avanços de Bolsonaro sobre Supremo e PGR já estão incomodando a sociedade'

    01/06/2020 Duration: 07min

    Merval Pereira comenta que pressões da sociedade e do próprio Ministério Público podem influenciar o PGR, Augusto Aras, para que ele tome decisões 'equilibradas'. O comentarista avalia, ainda, que inquérito sobre fake news pode causar grandes problemas para Bolsonaro. 'São muitas evidências, é impossível fechar os olhos para o que está sendo descoberto', afirma.

  • Postura de Trump divide população e joga lenha na fogueira

    'Postura de Trump divide população e joga lenha na fogueira'

    01/06/2020 Duration: 11min

    Linha do presidente americano é de apostar na repressão aos protestos que eclodiram desde a morte de George Floyd. No domingo, a capital Washington foi cenário de cenas de guerra. Na visão de Kennedy Alencar, combinação de crise econômica e violência policial que atinge negros é explosiva.

  • A questão racial nos EUA é muito dramática e se acirrou com a chegada de Trump ao poder

    'A questão racial nos EUA é muito dramática e se acirrou com a chegada de Trump ao poder'

    30/05/2020 Duration: 27min

    Kennedy Alencar conversou com a diretora-assistente do Centro de Estudos Latino-Americanos e Ibéricos da Universidade Católica da America, Livia Lopes. Eles falaram sobre a violência policial e o racismo nos Estados Unidos, os impactos do coronavírus nas eleições norte-americana e a imagem do Brasil no exterior.

  • Além de tornar ambiente desagradável, polarização tem efeitos econômicos no Brasil

    Além de tornar ambiente desagradável, polarização tem efeitos econômicos no Brasil

    30/05/2020 Duration: 29min

    País tem registrado fuga de capital e está com a imagem prejudicada no exterior. Tudo isso está ligado à liderança política que tem criado radicalização. Na pandemia do coronavírus, a gestão tem sido mal sucedida.

  • Protestos contra racismo e violência policial se agravam nos Estados Unidos

    Protestos contra racismo e violência policial se agravam nos Estados Unidos

    30/05/2020 Duration: 16min

    O presidente Donald Trump ameaça manifestantes por meio do Twitter

  • O país está pegando fogo

    'O país está pegando fogo'

    29/05/2020 Duration: 16min

    A pauta do Kennedy Alencar desta sexta-feira não poderia ser diferente. Ele repercute a dramática situação em algumas cidades dos EUA após a morte de George Floyd na cidade de Mineápolis, no estado de Minnesota. ‘O país está pegando fogo. Houve protestos em várias cidades contra a morte. Não era um caso isolado. A diferença é que agora tem um vídeo. Aquilo é uma tortura, um assassinato’.

  • Semana que começou beligerante termina com as tropas de Bolsonaro em baixa

    Semana que começou beligerante termina com as tropas de Bolsonaro em baixa

    29/05/2020 Duration: 07min

    Maria Cristina Fernandes ressalta que ainda não se sabe, no entanto, se a operação contra fake news foi eficaz para enfraquecer as redes de recrutamento das milícias virtuais que apoiam o presidente. Quando o presidente diz 'chega!' para o STF, está se fiando nessas milícias, não nas Forças Armadas.

  • É praticamente nula a possibilidade do governo conseguir alguma coisa com esses recursos

    'É praticamente nula a possibilidade do governo conseguir alguma coisa com esses recursos'

    29/05/2020 Duration: 08min

    Merval Pereira destaca que na democracia se pode discordar de decisões jurídicas, mas é preciso recorrer dentro das normas. Merval analisa os pedidos do presidente, ministros e do procurador-geral sobre habeas corpus de Weintraub, suspensão do inquérito das Fake News e das manifestações.

  • Em meio a crise política, Witzel decide sair do PSC e negocia com PSL

    Em meio a crise política, Witzel decide sair do PSC e negocia com PSL

    29/05/2020 Duration: 05min

    Segundo Berenice Seara, a situação do governador do RJ se complica com a saída do líder e do vice-líder do governo na Assembleia Legislativa. Ela conta que Marcos Pacheco e Léo Vieira foram, na manhã desta sexta-feira, até o Palácio Guanabara para entregar os cargos. Berenice lembra que tudo isso acontece após o presidente da Alerj decidir encaminhar à Procuradoria dois pedidos de impeachment contra Witzel e também depois da demissão de dois secretários.

  • Aliados de Odorico Paraguaçu ameaçam quem é contra o governo de Sucupira

    Aliados de Odorico Paraguaçu ameaçam quem é contra o governo de Sucupira

    29/05/2020 Duration: 03min

    Odorico Paraguaçu alerta aos aliados que depois a imprensa vai dizer que a violência partiu do governo dele. Ele não aceita decisões da Justiça e diz que é preciso colocar limites. O prefeito de Sucupira quer fazer um saneamento moral na cidade.

page 1 from 2

Informações: