Política

Informações:

Synopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodes

  • CPI do Professor Raimundo

    16/06/2021 Duration: 12min

    Em um depoimento confuso de Wilson Witzel à CPI da Covid-19, Natuza Nery elenca os personagens da comissão que se encaixariam na escolinha. 'Heinze é aquele que está sempre errado antes da prova. Tem aqueles que só pensam 'naquilo', na cloroquina. Witzel é aquele que não sabe quem são os professores', brinca a comentarista. Brincadeiras à parte, Natuza criticou a ida do ex-governador do RJ à CPI e diz não saber no que ele ajuda nas investigações.

  • ‘Witzel só existe porque ele foi uma invenção do bolsonarismo’

    16/06/2021 Duration: 23min

    Wilson Witzel usou o seu depoimento na CPI da Covid-19 nesta quarta-feira, basicamente, para atacar Jair Bolsonaro. 'É engraçado ver esses aliados muitos fervorosos do bolsonarimo, porque quando brigam também viram os críticos mais fervorosos’, ironiza Vera Magalhães. Ela desfez o afastamento que Witzel tentou costurar em relação a Bolsonaro na CPI: 'ele agora paga de defensor da democracia, mas lembremos do seu discurso eleitoral’.

  • Sem grandes revelações, sessão foi marcada por 'acerto de contas entre antigos aliados'

    16/06/2021 Duration: 09min

    O filho do presidente, Flávio Bolsonaro, que não integra a CPI, tomou assento logo cedo no plenário disposto ao bate-boca com Wilson Witzel, 'nitidamente para melar o depoimento'. Witzel chegou a fazer insinuações ligando a família Bolsonaro ao assassinato da vereadora Marielle Franco. Ouça a análise completa de Maria Cristina Fernandes, que classificou a reunião como 'um show de horrores'.

  • 'O centro é aquele grupo em que alguém fala alguma coisa e ninguém responde'

    16/06/2021 Duration: 08min

    A brincadeira de Vera Magalhães é pela indecisão de um nome para a terceira via na eleição de 2022, polarizada por Bolsonaro e Lula. Amoedo e Luciano Huck estão fora da disputa, Doria é pré-candidato em um PSDB dividido e Mandetta tenta dialogar pela sua candidatura no DEM. Ao que parece, o ex-ministro da Saúde 'está para jogo'. 'Ele acha que, se não der para ser candidato a presidente, pelo menos a vice', aponta Vera. Uma possível chapa com Ciro Gomes é discutida.

  • 'Vai ser muito difícil acontecer um candidato de terceira via com capacidade de mobilizar o eleitorado'

    16/06/2021 Duration: 07min

    'Acho que a terceira via vai ficar entre o João Doria e o Ciro Gomes', prevê Merval Pereira. Enquanto Bolsonaro e Lula se digladiam, um terceiro candidato ainda não apareceu para 2022. Merval lamenta a desistência de Luciano Huck e crê que Mandetta (DEM) seria, então, o nome de mais força para concorrer à presidência. Porém, o seu partido não deve lançar candidatura. 'A necessidade de terceira via existe, mas não existe o candidato da terceira via', analisa o comentarista.

  • Projeto para alterar lei de improbidade administrativa contém 'barbaridades'

    16/06/2021 Duration: 25min

    Carlos Andreazza critica o projeto de lei, que tramita em regime de urgência e flexibiliza, por exemplo, regras sobre nepotismo. 'É a inversão do conceito de impessoalidade na administração pública', afirma. Desvio de verbas para campanhas publicitárias no governo e depoimentos à CPI da Covid-19 também estão entre os destaques.

  • No Brasil, terceira via parece cada vez mais estreita

    16/06/2021 Duration: 08min

    Bernardo Mello Franco faz uma análise sobre os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022 e avalia que está cada vez menos provável a montagem de um palanque forte e competitivo para concorrer com Lula e Bolsonaro. Comentarista destaca que a aparente 'superpopulação de candidatos no campo do centro' está encolhendo. Na semana passada, foi João Amoedo que anunciou que desistiu de concorrer. Ontem, foi a vez de Luciano Huck. PSDB vem mostrando resistência ao nome de João Doria. E, para complicar cada vez mais a situação, o DEM está numa crise danada.

  • Presidência diz que Bolsonaro não tem que pagar multa por andar sem máscara no Maranhão

    16/06/2021 Duration: 03min

    No sábado, Bolsonaro foi multado por Doria por ter circulado sem máscara e causado aglomeração em São Paulo, durante a motociata. Mas será que ele vai pagar a multa? Lauro Jardim destaca que, em 21 de maio, o presidente agiu exatamente da mesma forma no Maranhão e foi autuado por Flávio Dino. Mas a Secretaria-Geral da Presidência recomendou que o e-mail enviado pelas autoridades maranhenses com a autuação fosse devolvido com pedido de arquivamento. Neste momento, o departamento jurídico da Secretaria de Saúde do Maranhão está analisando que atitude tomar. Mas tudo indica que Bolsonaro não pagará qualquer multa.

  • Ministros do TCU aconselham CPI a adiar depoimento do auditor que fez relatório falso sobre a pandemia

    15/06/2021 Duration: 10min

    Alexandre Marques, apontado como o autor do relatório falso, que nega o número de mortos pela pandemia no Brasil, está com a sua ida à CPI da Covid-19 marcada para quinta-feira. 'A avaliação de ministros do TCU é que os senadores deveriam aguardar a investigação tanto na Corte quanto na Polícia Federal, a ideia é que primeiro essas investigações andassem', conta Bela Megale. Contudo, a comentarista traz informações de bastidores que os senadores não tem agenda para fazer o adiamento.

  • 'É engraçada a tendência dos tucanos ao tucanocídio'

    15/06/2021 Duration: 26min

    O PSDB definiu as regras das prévias do partido para a seleção do candidato a presidência em 2022. O governador de São Paulo, João Doria, queria que o estado tivesse mais peso na votação, mas sua vontade não foi atendida, e o colégio eleitoral tucano será em eleições diretas. Vera Magalhães analisa as brigas internas do partido, que como ela diz, 'está conflagrado' e avalia como fraca a força de um nome para a próxima eleição, devido o 'fator Aécio Neves' e a campanha do bolsonarismo contra o Doria.

  • Deputados suspeitam de fraude no sistema remoto de votação da Câmara

    15/06/2021 Duration: 09min

    O deputado federal Carlos Zarattini (PT) postou nas redes sociais sobre um recorde da Câmara: 26 votações em uma única sessão com a presença de 504 deputados das 9h às 20h. Por outro lado, o presidente da Casa, Arthur Lira, ameaçou cassar os parlamentares que fizessem alguma denúncia sem provas. 'O que essa mobilização permanente em torno desse reality show do presidente da República não tem sido capaz de mostrar é que a boiada tem muitos sócios', questiona Maria Cristina Fernandes.

  • Fatos da última semana desmentem o que depoentes governistas disseram à CPI da Covid

    15/06/2021 Duration: 08min

    Vera Magalhães lembra que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, adotou a linha de discurso de insistir que não fez nada de errado quando estava no cargo. Já o atual ministro, Marcelo Queiroga, tenta reforçar que agora a Pasta é pró-ciência. A comentarista ainda falou sobre as contradições da declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre a criação do 'passaporte da vacina'.

  • 'Tenho dúvida de que Maia tenha um papel importante na campanha ou em um futuro governo Lula'

    15/06/2021 Duration: 08min

    Já na corrida para as eleições de 2022, Rodrigo Maia, expulso do DEM, está à procura de um partido para se realocar no cenário político. Nos bastidores, ele conversa com o ex-presidente Lula. Merval Pereira destaca que a principal característica do ex-presidente da Câmara é ser um político articulador. Para o comentarista, escolher o PT pode ser um má opção. 'Ele teria muito mais força dentro de um governo Doria, por exemplo', avalia.

  • CPI pode reter passaporte de Carlos Wizard se ele voltar ao Brasil

    15/06/2021 Duration: 01min

    O presidente da CPI, Omar Aziz, disse que vai tomar todas as providências legais contra o empresário, que pediu para não depor presencialmente por estar fora do país. A CPI também pretende retirar o sigilo de 2 mil documentos e votar novas quebras de sigilo ainda nesta semana.

  • Com a participação de governadores, veremos uma nova dimensão política na CPI

    15/06/2021 Duration: 25min

    No CBN em Foco, destaque para a CPI da Covid-19 no Senado. Hoje, o depoimento é do ex-secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo. Carlos Andreazza destaca que a comissão 'é uma arena política' e que começaremos a ver, a partir do início dos depoimentos dos governadores, a projeção da eleição de 2022 para os governos estaduais. Programa também aborda as expectativas pelo depoimento do empresário Carlos Wizard, marcado para quinta-feira.

  • 'Falsos testemunhos devem ser investigados na CPI da Covid'

    15/06/2021 Duration: 10min

    Sérgio Abranches analisa o caminhar da CPI da Covid-19 contra o governo, que já reúne mais de 500 gigabytes em informações. Segundo ele, há clareza nos registros que evidenciam omissões e fatos distorcidos: 'o governo foi delinquente na área da saúde'.

  • 'Tudo o que Bolsonaro faz é em função da campanha de reeleição'

    14/06/2021 Duration: 13min

    'Uma novidade na política brasileira uma campanha eleitoral feita em cima de duas rodas', destaca Bernardo Mello Franco sobre a 'motociata' organizada pelo presidente em São Paulo. 'Um ato para angariar apoio, demonstrar força e se contrapor aos problemas que ele vem tendo tanto nas pesquisas de opinião quanto na CPI da Covid-19 e no cenário econômico', afirma. O comentarista analisa que Bolsonaro busca atingir o público dos motoqueiros, policiais militares e evangélicos com este tipo de ato.

  • Biden destaca China como possível ameaça na OTAN

    14/06/2021 Duration: 20min

    Na folga de Vera Magalhães, Guga Chacra esteve no Viva Voz para comentar a reunião da OTAN. A principal pauta, encabeçada pelo presidente americano Jor Biden, foi colocar a China como uma possível ameaça diante dos avanços tecnológico, militar e econômico. Guga destacou a performance de Biden: 'ele busca unir os países contra a China e ele tem conseguido. Uniu primeiro no G7, agora na OTAN'.

  • 'Bolsonaro sabe muito bem onde quer chegar com a escolha do novo ministro do STF'

    14/06/2021 Duration: 06min

    O presidente prometeu ao presidente do STF, Luiz Fux, não antecipar a nomeação daquele que ocupará o cargo do ministro Marco Aurélio Mello, na Corte. Mesmo assim, Maria Cristina Fernandes ressalta que isso não o impediu de avançar nas articulações em busca de um nome. 'Ele pretende, de fato, indicar o Advogado-Geral da União, André Mendonça', diz a comentarista e explica o que estaria por trás da decisão.

  • 'Bolsonaro cada dia mais com vontade de afrontar a sociedade'

    14/06/2021 Duration: 07min

    O presidente promoveu a segunda 'moticiata', dessa vez em São Paulo. Agora, o Ministério Público do estado quer autuar as pessoas presentes que descumpriram as regras sanitárias e o presidente está incluso. Cerca de doze mil motos participaram do ato e maioria esteve sem máscara. 'Natural que isso aconteça, porque São Paulo tem regras a serem cumpridas por qualquer um. Não é o presidente da República e os seus seguidores que estarão livres dessas regras', concorda Merval Pereira.

page 1 from 2